sábado, 12 de outubro de 2013

Círio de Nazaré 2013

Foto: Fabricio Colleny

Outubro traz um sentimento especial pra nós, paraenses. É o mês da Nazica, Nazinha, Rainha da Fé, Nossa Senhora de Nazaré! O Círio de Nazaré acontece em Belém há mais de dois séculos e é, segundo a história oficial, uma das mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Nessa época, próximo ao segundo domingo de outubro, a cidade se transforma em um verdadeiro mar de gente, já que, atualmente, a romaria recebe cerca de dois milhões de pessoas.





Fotos: Reprodução/Google Images

No percurso de 3,6 quilômetros, que sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, podemos encontrar verdadeiras manifestações de fé. Além da procissão de domingo, o Círio agrega a Trasladação e a Romaria Fluvial, que acontecem no sábado, além diversas outras peregrinações e romarias.

Devido a sua grandiosidade, o Círio de Nazaré, em setembro de 2004, foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Essa ano, o Círio tem uma novidade. A tecnologia foi usada a favor da Nazica e de seus fiéis. Dois aplicativos foram criados para deixar a santinha mais perto de nós.

Tela do aplicativo do "Kd a Berlinda?" na Google Play, loja de aplicativos para dispositivos Android.

A Prodepa, Processamento de Dados do Estado do Pará, criou, no ano passado, um app que responde a pergunta que a maioria dos católicos paraenses fazem durante o Círio de Nazaré: "Kd a Berlinda?". O aplicativo é um sistema georreferenciado, onde as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmidias pela rede 3G para um servidor. No computador pelo site (www.kdaberlinda.pa.gov.br) ou por qualquer dispositivo móvel, é possível acompanhar o trajeto percorrido e o tempo. Esse ano, a ferramenta foi atualizada e conta com um mapa mais completo que na primeira versão, com mais pontos de referência para melhor localização. Além disso, o "Kd a Berlinda?" 2013, utiliza aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela.


Tela do aplicativo do Círio de Nazaré 2013 na Google Play, loja de aplicativos para dispositivos Android.

A outra novidade é o aplicativo oficial do Círio 2013. Resultado de parceria da Diretoria da Festa do Círio de Nazaré com empresa paraense Ideias Mobile, o app informa a programação do Círio, das romarias, os hinos, as orações e a programação do Círio Musical. O conteúdo básico fica residente no aparelho e, através de conexão com a internet, é possível ter acesso ao app da Prodepa, Kd a Berlinda, que informa a localização da imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante as romaria, além de notícias, integração com redes sociais e transmissões de áudio e vídeo gerados pela TV e Rádio Nazaré. 

O aplicativo oficial da 221ª edição do Círio de Nazaré e o "Kd a Berlinda?" já estão disponíveis gratuitamente para smartphones e tablets que utilizem o sistema Android na loja Google Play ou a plataforma iOS na App Store. Aproveitem, baixem os apps pra ficarem ligados em tudo que está acontecendo e um ótimo círio a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário