quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Com que roupa eu vou: apresentação de TCC

Essa semana várias pessoas estão entregando suas teses, ou seja, a contagem regressiva pra apresentação começa! Uma delas (Um beijo, Adriana!) me perguntou qual a melhor roupa para usar na apresentação do tão temido TCC. Como, aqui no blog, missão dada é missão cumprida, hoje inauguro o “Com que roupa eu vou?” com o tema pedido pela Adriana Pinto.

Além de fazer uma alimentação leve e ter uma boa noite de sono nos dias que antecedem a apresentação, a escolha da roupa deve ser feita com antecedência para que a dúvida sobre o que vestir não atrapalhe o grande dia. Até porque, como nós sabemos, a imagem que passamos é formada por 65% de nossa comunicação não verbal, apenas o restante provém de nossas falas e gestos. Ou seja, a roupa que escolher vai dizer muito sobre você na hora da apresentação.


As dicas são básicas e, se seguí-las, deixará você bem mais confiante no dia.
- Antes de tudo, atenção ao horário da defesa. Vai ser pela manhã, tarde ou noite? Isso influi e muito na escolha do look, devido ao clima.

- Dê preferência à roupas leves, confortáveis e adequadas para que você se sinta bastante à vontade durante a apresentação. Nada de roupas muito estampadas, justas, decotadas ou, muito menos, curtas. Opte por modelos mais formais, afinal de contas, a ocasião pede um pouco mais de formalidade. Prefira também peças que não amassem com facilidade e de cores mais escuras para não aparecer o suor, já que o nervosismo vai ser tanto que você vai suar. Não conheço ninguém que não fique ansioso/nervoso diante da banca. Se escolher um vestido, o modelo ideal é o tubinho, que é clássico, super elegante e tem a formalidade que a ocasião precisa. Já se você preferir calça ou saia, opte por peças mais sociais combinadas à camisas mais soltinhas. Um casaco seria ideal para compor o look! Em algumas áreas, o uso do jeans é liberado, se for o seu caso, priorize as de lavagem escura e sem muitos detalhes, pois elas dão um ar mais formal à produção.

- Quanto à maquiagem, assim como a roupa, opte pelo clean, pela leveza, pela suavidade. Nada de maquiagem pesada demais, nem cores muito berrantes na boca ou nos olhos. A dica da boa noite de sono que dei logo no início vai ser primordial aqui, porque assim você evita olheiras e aparência de cansaço.

- Os acessórios devem ser discretos, sem muito brilho e, pelo amor, que não façam barulho.

- Mulheres, façam as unhas antes do dia da apresentação! Elas devem estar impecáveis, porém discretas, nada muito colorido, nem brilhoso. Lembre-se que a defesa da tese é um momento de seriedade.


Anotou tudinho? O principal é ter segurança sobre o assunto, mas a produção certa faz você ter mais confiança sobre o que vai falar. Separei algumas inspirações, vejam:












Fotos: Reprodução/Google Images





Um comentário: