segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Diário de intercâmbio: Toledo



O destino de hoje é Toledo, na Espanha. A cidade é bem pequena, um dia é o suficiente para conhecer a cidade, mas vale cada minuto perdido pelas ruelas que te fazem fazer uma verdadeira viagem no tempo. Saindo de Madri, você pode ir de trem ou ônibus mesmo, fica apenas 72 km da capital espanhola, ótimo para fazer um bate-volta. Eu e minhas amigas fomos de ônibus e em menos de uma hora, já estávamos em Toledo. Além de ser rápido, a passagem também é baratinha, então não tem desculpa para não visitar essa cidade.

Toledo é uma cidade medieval com ruas estreitas e uma arquitetura impressionante, com alguns dos mais belos monumentos históricos do país. O centro histórico da cidade é considerado patrimônio mundial pela UNESCO desde 1986.

A cidade é cercada por um muro que, em muitos pontos, continua preservado. Ela foi mantida fortificada, porque era a capital da Espanha Medieval e isso a deixava protegida. Dentro de seus muros, podemos notar a presença das três culturas que juntas formaram a cultura hispânica: cristãos, muçulmanos e judeus deixaram ali suas influências.

Com todo esse peso histórico, é de se imaginar que tudo por lá impressiona, então a dica é: se perca naquelas ruelas e você vai se admirar com tanta beleza. ;) Mas, de qualquer forma, aqui vão alguns lugares que não podem passar batido:

Puente de Alcántara e Puerta de Doce Cantos
É através dessa ponte e dessa porta que temos acesso à cidade. Nessa ponte, temos uma vista maravilhosa da cidade e da fortificação que a rodeia. 





Catedral
A catedral foi construída no século I por São Eugênio e, durante a invasão árabe, passou para o domínio dos muçulmanos, quando foi transformada em uma mesquita e depois foi retomada pelos cristãos e reconstruída no estilo gótico. É, sem sombra de dúvidas, o monumento mais famoso da cidade. Infelizmente, fotos no interior da igreja são proibidas, mas a arquitetura de fora já é de tirar o fôlego.




Plaza del Ayuntamento
Esta praça é o coração da cidade. Nela, encontramos a prefeitura de Toledo, que também é belíssima, a própria catedral e o Palacio Arzobispal.




Estación de Ferrocarril
Quem for de trem pra Toledo, já chega em um dos pontos turísticos da cidade. A estacão de trem de Toledo tem uma estrutura belíssima, com influências árabes, a torre com o relógio imita os estilos das igrejas da cidade.


Puente de San Martín
Construída no final do século XVI, a ponte se localiza atrás do Monastério de San Juan de los Reyes e é uma das estruturas mais impressionantes da cidade. As torres de ambos os lados da ponte serviam para proteger a cidade contra invasores.



Fotos: Larissa Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário