quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Viagem: Alter do Chão

Ilha do Amor - Alter do Chão

Quem aí adora praia? Eu amo! E tenho o prazer de ter na minha cidade natal um dos pontos turísticos do Pará e do Brasil, Alter do Chão.

Não é por acaso que ganhou o apelido de Caribe da Amazônia, a praia tem a areia branquinha e a água esverdeada do Rio Tapajós. Eu sou suspeita pra falar, mas quem já visitou não se arrepende e pode confirmar: o lugar é lindo! 

Também não é à toa que ganhou, em 2009, a primeira posição do ranking dos dez lugares com as praias mais bonitas do Brasil, segundo o jornal inglês The Guardian. Se isso não foi o suficiente para te convencer a visitar esse ponto turístico encantador, você precisa saber que o mesmo jornal apontou Alter do Chão como o lugar mais bonito DO MUNDO com praias de água doce.


A mais famosa praia de Alter do Chão é a chamada Ilha do Amor, cartão postal da cidade. Para chegar até ela, é necessário fazer a travessia em canoas à remo, chamadas de catraias, que custam 5 reais e levam até 4 pessoas. O acesso à ilha só é possível no período da vazante do rio - entre agosto e fevereiro-, mas não precisa esperar essa época para fazer visitas à Alter do Chão, há muitas outras praias no lugar que podem te surpreender, mesmo no período da cheia.

Além dos meses de férias, o mês de setembro é super movimentado por lá. Isso porque é quando acontece o Festival do Sairé, uma antiga manifestação cultural popular da Amazônia que mistura o religioso, que acontece durante o dia com rezas e ladainhas, e o profano, durante a noite com shows artísticos, apresentação de danças típicas e o famoso confronto entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi.

Infelizmente, ainda é um lugar pouco conhecido pelas pessoas do sul e sudeste do Brasil, mas aqui fica o convite pra todos que ainda não tiveram a oportunidade de vir à Santarém e Alter do Chão: venham conhecer esse lugar que encanta diversos brasileiros e estrangeiros. Vale a pena! Eu aproveitei bastante meus dias por lá. Inclusive, já estou com saudades. <3


Fotos: Larissa Andrade


Fotos: Leonardo Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário