sábado, 21 de novembro de 2015

Menos textão, mais podcast!


A internet é maravilhosa, vocês concordam? Que outro lugar a gente pode encontrar conteúdo de assuntos que a gente gosta em diversos tipos de formato? Só aqui! Entre redes sociais, blogs e vlogs, existe também um mundo mágico chamado podcast!

Isso mesmo, nem tudo na Internet vem em forma de texto, vídeo e imagem! Os podcasts são programas em áudio que você pode baixar e ouvir a qualquer hora e sobre os mais variados assuntos possíveis e imagináveis. E nesse Brazilzão de meu Deus, o cenário de podcasts é bem rico. Tem pra todos os gostos, mas quando o assunto é mídias sociais, o primeiro da lista é o SocialMediaCast.



O Temo Mori, que integra o SocialMediaCast junto com o Samuel Gatti, é um dos palestrantes convidados para o Amazon Content (se tu não sabes do que eu tô falando, confere aqui) e ele vai falar adivinha sobre o que? Acertou em cheio quem falou 'produção de conteúdo para podcast'! Conversei com ele sobre a importância desse formato de conteúdo e é simples: a importância é igual a de toda forma de divulgar conteúdo, a de tornar a informação acessível para quem tem interesse.


O legal é que o principal diferencial dele é na forma de consumo. Nessa correria do dia-a-dia, as vezes, não temos como parar muito tempo para dedicar atenção exclusiva para se manter atualizado, e o Temo abriu logo o jogo que, como áudio não requer 100% da atenção, a gente consegue ouvir podcast fazendo uma outra atividade, seja na hora de dirigir, no momento da faxina ou durante uma atividade física. Se informar sobre o que a gente deseja é uma boa forma de aproveitar melhor esses momentos do dia, né?



Então confere aqui um pouquinho da nossa conversa:



- Tu falas de mídias sociais no teu programa, então não dá pra deixar de te perguntar: qual é a tua preferida e por quê?
Essa é fácil: twitter! Eu tenho alguns amores de praia por outras redes, principalmente novas (atualmente é o snapchat), mas sempre me rendo e dou meu amor ao Twitter. Ele é uma rede muito ágil e que te tira da sua bolha. Diferente de outras redes, que você tem seu círculo de amizade (por mais que você possa aumentar o raio, como sugeria o orkut) e coisa que gosta de acompanhar, quando vc faz uma busca no twitter, vc tem informação das mais variadas pessoas e veículos, e isso pra mim é muito rico, pois vemos diversas opiniões diferentes sobre o mesmo caso, e é extremamente valioso para a construção de uma opinião crítica sabermos várias versões da mesma história. Costumo dizer que quem sabe uma versão da história, não sabe a história. Por isso o twitter é meu queridinho, ele é um mundo aberto e instantâneo.


- Quais são os teus podcasts favoritos, que tu costumas ouvir sempre?

Vix, tenho alguns. Gostava muito do Telhacast (que acabou!!), pois era praticamente um podcast de biografia, então era muito legal para conhecer mais sobre algumas personalidades (tem programa sobre escritores, músicos e etc. Inclusive tem 1 programa de mais de 3h só sobre pink floyd, super recomendo!). Regularmente escuto o Braincast (por falar sobre publicidade em geral), Beercast que fala sobre cerveja, GV cast, que é do Geração de Valor e fala sobre empreendedorismo, alguns comentaristas da CBN (max gehringer, juca kfouri, dentre outros), Packers Brasil Podcast, que fala sobre o time de futebol americano Green Bay Packers e para treinar o inglês costumo ouvir o Freakonomics, que é um ex-programa de rádio que aborda temas variados, geralmente ligado a economia. Fora outros projetos como o Projeto Humanos que é um "podcast história", que fala sobre a história de um sobrevivente do Holocausto (que é espetacular!!) e atualmente acompanho o Murilo Gun que fala sobre criatividade, mas tem um projeto bem bacana de uma "rádio novela em podcast" (ainda em beta!). Enfim, podeira falar vários, se quiser mais dicas pode perguntar pro @temomori no twitter. heheheh


- Pra quem quer começar, o que é preciso pra criar um bom podcast?

Um bom conteúdo! Simples assim. Tenha um conteúdo que você goste e consuma bastante. Questões técnicas como microfone, programa de edição entre outros você pode ir aprimorando ao longo do tempo e do dinheiro que você tem para investir, mas o conteúdo é a chave para um bom podcast. Se seu conteúdo é relevante, os ouvintes relevarão algumas falhas técnicas, mas elas não podem existir para sempre, é sempre bom evoluir em todos os aspectos. Como diz Bernardinho (técnico de Vôlei): "Tá bom, mas dá pra melhorar". 


- Por fim, porque é importante pro mercado local assistir tua palestra?
A ideia da palestra, mais do que fomentar a produção de um podcast, é fomentar a produção e compartilhamento de conteúdo. Estamos em uma era que temos acesso a qualquer tipo de informação e em qualquer formato e, quanto mais gente produzindo bons conteúdos, mais opiniões, mais debates, mais reflexões teremos mais critérios. Isso, eu acredito, que é a base para a evolução, seja qual for a sua área de atuação. Informação é que nem dinheiro, pode até não trazer felicidade, mas nunca é demais! :)

Quem quiser aprender mais sobre o assunto, pega o bloquinho de anotações e chega cedo pra palestra 'Podcast, você pode. Produzindo conteúdos que engajam', do Temo Mori e do Samuel Gatti. E se liga, porque vai rolar gravação para o SocialMediaCast ao vivo no Amazon Content! Então não perde tempo e se inscreve logo no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário