terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Os sapatos ecofriendly da Insecta Shoes


A moda sustentável tá ganhando cada vez mais força pra tornar o mundo melhor e mais estiloso. Um exemplo claro disso é a Insecta Shoes, uma marca gaúcha que eu conheci recentemente (e apaixonei!) que tem como iniciativa produzir sapatos ecofriendly, ou seja, que são amigáveis/se preocupam com o meio ambiente.

A ideia da marca é incrível: ela reutiliza roupas de brechó para criar sapatos artesanais ma-ra-vi-lho-sos! Sério, os sapatos são lindos, cheio de estilo e com estampas mais fofas do mundo! E por serem feitos de roupa, são super exclusivos: cada par é único, já que nem sempre a estampa é capaz de vestir várias numerações do calçado.



Isso já é bem legal, mas tem mais! Os sapatos são 100% veganos, sem uso nenhum de produtos de origem animal. E a borracha do solado é feita de material reciclado e fabricado artesanalmente lá no Rio Grande do Sul.


A ideia toda foi da designer de moda Pamela Pagmali e da profissional de marketing Barbara Mattivy e o nome vem do amor das duas por bichinhos com antenas e várias patas. Elas passavam horas pesquisando insetos exóticos no Pinterest. A marca foi fundada em 2014 e no primeiro ano de existência, já reaproveitou cerca de 500 peças de roupa e 150 quilos de tecido, mostrando o poder de apostar no upcycling, conceito que significa reaproveitar algo que seria descartado e transformá-lo em algo diferente, como novo uso e propósito, sem passar pelos processos químicos da reciclagem. No final de 2014, a publicitária Laura Madalosso entrou nessa parceria.


O preço médio dos sapatos é R$250, o que é bem carinho pra um calçado, mas refletindo que são peças exclusivas, de qualidade, produzidas artesanalmente e com toda essa preocupação com o mundo, vale a pena investir nem que seja em um. Por enquanto, minha paixão pela marca é só platônica, mas vou juntar uma graninha pra ter um scarabeus pra chamar de meu.

Atualmente, a marca só possui loja própria em São Paulo e no Rio Grande do Sul, mas também vendem os produtos no site.

4 comentários:

  1. Insecta <3 <3
    Eu conheci a marca em 2012, quando tava procurando inspirações e referências pra um trabalho da faculdade. Naquela época eu nem me ligava muito nesse lance de consumo consciente como agora, mas tava sempre de olho nos calçados que são lindo demais! Ainda vou ter um desses, a dúvida maior vai ser qual escolher hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! hahaha Meta da vida fashion é ter um insecta e sei que vai ser sofrido pra escolher. :~

      Excluir
  2. Adoro a Insecta, porém não tenho um também rs. O preço é salgado mas quando compramos esse tipo de produtos estamos consumindo um conceito também, acho que vale muito! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale muito! Não só pela lindeza que são os sapatos, mas por todo o significado e cuidado por trás. ;)

      Excluir